Técnicas de vendas: as 5 melhores para usar em sua revenda

por | 30 set, 2022 | Empreendimento, Gestão, Pós-venda, venda de peças | 1 Comentário

As empresas do setor comercial desenvolvem modelos de negócios, estratégias de comunicação e adotam tecnologias de automação empresarial, com o objetivo de construir uma marca de valor e alto desempenho financeiro. Contudo, um dos processos mais importantes, e que deve estar alinhados aos demais, são as técnicas de vendas. 

Vale destacar que vivenciamos uma fase na qual é preciso pesquisa, desenvolvimento pessoal e conhecimento aprofundado do segmento de atuação. Afinal, a venda é formada por etapas que exigem cada vez mais dedicação e perícia. 

Por isso, elencamos 5 recursos que podem ajudar sua revenda e melhorar ainda mais os resultados comerciais. Acompanhe e fique bem informado. 

O que são técnicas de vendas?

Inicialmente, é preciso esclarecer que as técnicas de vendas são metodologias empregadas para auxiliar os vendedores no fechamento de negócios. Independente da atividade ou setor, esse processo envolve: captação, negociação, superação de objeções, fechamento e pós-venda. 

Mas vale destacar que, além das técnicas, é importante que o vendedor conheça e confie no produto que está comercializando. Outro ponto de destaque diz respeito a experiência do profissional, seja pelo tempo de trabalho ou pela aptidão natural e facilidade para lidar com o público. 

Em síntese, as melhores técnicas de vendas precisam de um vendedor que seja capaz de desenvolvê-las e acompanhar as mudanças do mercado e do perfil dos consumidores. Na atualidade, não basta ser “bom de papo”, é preciso desenvolver uma escuta ativa e realizar uma abordagem consultiva, para que consiga conquistar clientes fidelizados. 

Confira 5 técnicas de vendas para o varejo

Inicialmente é preciso esclarecer que as ferramentas de apoio comercial são dinâmicas e, por isso, precisam ser diferenciadas para atender ao atual cenário do mercado. Ou seja, a forma como um vendedor atende o consumidor presencialmente é diferente da opção virtual e o contato telefônico. 

Nas revendas, as opções devem levar em conta o tipo de produto comercializado, a sazonalidade de alguns itens, entregas e pedidos efetuados por telefone ou internet. 

Sendo assim, elencamos cinco técnicas de vendas que podem fazer a diferença no seu negócio, acompanhe:

1 – Conheça as preferências do consumidor: quando o vendedor realiza uma escuta ativa e identifica as necessidades do consumidor, tem mais argumentos para apresentar produtos, contornar objeções e ajudar na definição do negócio. Por isso, é importante estar atento ao mercado (preferências e produtos de diversos fabricantes) e às pessoas que frequentam a revenda. Oferecendo um serviço de qualidade e personalizado, as chances de conquistar um cliente são ainda maiores. 

2 – Raio-x dos produtos: em revendas de peças, os produtos são específicos para determinados ramos de atividade. Por esse motivo, é fundamental que o vendedor conheça as opções disponíveis no mercado, vantagens, desvantagens e, se possível, a média do preço praticado. Afinal, dominando as características de cada item, é possível incrementar as vendas e oferecer mercadorias adicionais na venda. 

3 – Promoções e descontos: a equipe de vendas deve conhecer todos os produtos do estoque e ficar atualizada quando um ou mais itens forem incluídos em uma campanha promocional. 

Com essas informações é possível alertar o cliente, seja por telefone, e-mail ou pelo próprio WhatsApp de que a mercadoria de interesse está com preço mais baixo. Pode parecer simples, mas o consumidor fica muito satisfeito quando é lembrado sobre ações de desconto. 

4 – Matriz de objeções: dominar a técnica de contornar as objeções do cliente é um desafio que requer experiência, confiança por parte do comprador e conhecimento do produto. 

Desse modo, é preciso internalizar algumas soluções que serão essenciais na decisão do cliente, como por exemplo: apresentar material educativo (desconhecimento do produto), flexibilização do pagamento (falta de dinheiro), oferecer prazo para experimentação do produto (insegurança sobre os benefícios) e cobrir proposta da concorrência (quando possível). 

5 – Chamada para ação: é a tradução do termo call to action que é muito usado para vendas no e-commerce. Contudo, durante a conversa com o cliente é possível empregar as palavras de decisão para auxiliarem na tomada de decisão. 

Se você ainda não conhece, incorpore algumas delas no seu discurso: confira os benefícios, vou explicar as vantagens, saiba como melhorar a performance do seu equipamento, motivos para adquirir o produto da minha revenda, são algumas das opções que podem ser adaptadas na venda presencial. 

Em resumo, existem várias técnicas de vendas assertivas para você implementar na sua revenda, contudo elas dependerão dos fatores elencados, como conhecimento do cliente, do mercado e produto. 

Aproveite e acesse o blog da Telmac para conhecer mais conteúdos sobre gestão e varejo de revendas. Aguardamos sua visita. 

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1 Comentário

  1. aguinaldo

    muito bom, simple e direto para repassar para a equipe de venda

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