Como o marketing pode auxiliar na revenda de peças?

por | 21 jul, 2022 | Correntes industriais, Peça indústrial | 0 Comentários

O objetivo principal de toda empresa é conquistar espaço no mercado, impulsionar as vendas e ter a marca reconhecida entre os consumidores. Para alcançar essas metas, são necessárias estratégias de vendas específicas para cada tipo de negócio. O marketing para revenda de peças industriais segue essa linha de prioridades, porém precisa ser adaptado de acordo com o produto que será comercializado.

Por esse motivo, é fundamental reconhecer o mercado e as particularidades do segmento, como é o caso das peças industriais. Desse modo, é preciso contar com uma consultoria que possa atender às demandas da empresa. Continue a leitura e entenda como funcionam essas estratégias.

Qual o papel do marketing nas vendas de varejo?

Para compreender melhor o significado do marketing, é preciso esclarecer que trata-se de um processo social e gerencial que tem como objetivo criar estratégias para atrair clientes e consolidar uma marca ou produto no mercado. Para alcançar esses resultados, são desenvolvidos planos de negócios pautados em pesquisas customizadas para entender as necessidades dos consumidores. 

Em outras palavras, o marketing colabora para atender às demandas de diferentes nichos de mercado e, ainda, construir um processo que garanta uma jornada de compra satisfatória. Lembrando que essa perspectiva é responsável por oferecer competitividade para a empresa diante de um cenário comercial marcado pela alta concorrência.

Sendo assim, o marketing para revenda de peças segue um roteiro comum em termos de informações mercadológicas mas, é essencial para criar critérios que atendam às demandas de empreendimentos com atuação em áreas específicas como, por exemplo, indústria e agropecuária.

 

Como funciona o marketing para revendas?

Diante das particularidades do setor de revenda de peças, a estratégia mais adequada para o desenvolvimento de um plano de ação e vendas é o trade marketing. Em linhas gerais, trata-se do método aplicado no relacionamento entre fabricantes, revendas e consumidores. 

Com o objetivo de alcançar a efetividade de um projeto ou campanha de vendas, o trade marketing analisa hábitos e preferências dos consumidores para estabelecer os canais de mídia e pontos de venda mais adequados aos produtos. Ou seja, essa estratégia se destaca por aumentar a receita e otimizar o desempenho de negócios, como revendas, por exemplo.

Por isso, é importante destacar que o trade marketing não se limita à gestão de promotores ou elaboração de conteúdos para merchandising. Pelo contrário, deve estar diretamente ligado ao desenvolvimento dos planos de vendas, já que é necessária a participação de profissionais de diferentes setores, entre eles: promotores, supervisores, analistas, coordenadores e gerentes. 

 

Benefícios do trade marketing nas revendas 

Depois de esclarecer sobre a melhor estratégia de marketing para revenda, é importante ter clareza como esse trabalho, a princípio, tão complexo, pode contribuir para impulsionar as vendas da empresa e se consolidar no mercado. Acompanhe alguns pontos importantes: 

– As ações de trade marketing consolidam o vínculo entre indústria e distribuidores, colaborando para ações conjuntas, trocas de experiência de mercado e nos bons resultados de lançamentos de produtos;

– Um fabricante renomado fortalece a imagem da revenda, já que é conhecido pelos consumidores, que são fiéis à marca;

– Com o planejamento de trade marketing, os produtos são distribuídos de forma equilibrada entre as revendas, evitando que só um local seja beneficiado com mais itens;

– As pesquisas de satisfação são assertivas e oferecem uma resposta mais clara sobre as preferências dos clientes — ajuda a investir em vendas adicionais —, se gostam ou não de um determinado item, e ainda, como avaliam o atendimento recebido. 

 

Com base nos bons resultados que podem ser gerados, fica comprovado que o trade marketing é uma das melhores opções para os negócios de revendas de peças.

Por último, invista no relacionamento com o fornecedor e o consumidor final. Participe de eventos e feiras para apresentar seu produto e crie um canal de relacionamento para informar os clientes sobre as novidades da marca que representa. 

Do mesmo modo, capriche nas mídias publicitárias pois, off ou on-line (materiais físicos ou em redes sociais), são o seu cartão de apresentação. Peças de qualidade, com informações concisas atraem consumidores e indicações boca a boca. 

Em resumo, o trade marketing é a melhor alternativa para quem está iniciando um negócio ou deseja ampliar as atividades comerciais. Vale lembrar que esse trabalho deve ser desenvolvido por especialistas pois envolve tempo, dinheiro e a credibilidade da empresa. 

No blog da Telmac você tem acesso a conteúdos relevantes sobre revendas de peças industriais e agrícolas. Nosso objetivo é contribuir para que o seu negócio alcance resultados positivos. 

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