O bom controle de estoque da sua revenda de peças é indispensável para evitar desperdícios, acúmulo ou até mesmo gastos desnecessários. Para que isso aconteça, é necessária muita organização e atenção, pois os problemas gerados no estoque impactam diretamente a imagem da empresa e o fluxo de caixa. Pensando nisso, hoje separamos 5 dicas de como organizar o estoque da sua revenda de peças. Continue a leitura e confira.
Faça a contagem de peças da revenda
Para começar, é importante realizar a contagem de peças da sua revenda, buscando saber quantos itens estão armazenados no estoque. Essa ação é importante para se ter uma visão ampla sobre seu mix de produtos e saber o que está disponível ou não.
Essa etapa também contribui para que você identifique os itens que precisam de reposição e o que está em excesso, além de ajudar na tomada de decisão para a criação de campanhas e promoções.
Faça um padrão de descrições de itens no sistema
Criar um padrão de descrição para cada item do sistema ajuda a evitar confusões. Para isso, use um formato em que seja fácil saber qual é o produto, suas características e medidas e sua disponibilidade de estoque.
O objetivo dessa etapa é justamente ter um controle de estoque com mais facilidade e assertividade.
Trabalhe com o estoque reduzido
Além de ser mais fácil de ser organizado, um estoque pequeno faz com que sua revenda trabalhe por demanda, sem deixar peças paradas no estoque. Assim é possível saber quais peças você deve comprar e qual época elas saem com mais facilidade.
Marque a entrada e a saída das peças
Outro ponto importante para a organização do estoque da sua revenda é marca a entrada e a saída de todas as peças. Parece uma tarefa simples, mas ela é de extrema importância para o controle de estoque. Com essa lista é possível saber quais produtos dão mais lucro, quais ficam parados na prateleira e quais tem maior saída.
Abasteça seu estoque de forma inteligente
Abastecer o estoque da sua revenda de peças de forma inteligente traz uma melhor gestão de custo, além de evitar compras erradas. Peças sazonais, por exemplo, devem ser reabastecidas conforme a demanda de cada uma delas, para que não fiquem paradas no estoque.
Para que sua empresa não fique sem vendas, é importante dar prioridade para peças que são mais populares e mais utilizadas pelos seus clientes, assim não faltam produtos quando necessário. A criação dessa rotina favorece o trabalho da sua revenda de maneira geral, pois assim seu cliente sai feliz e você não perde vendas.
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