Considerado um dos dispositivos mais versáteis para máquina e equipamentos, os rolamentos rígidos de esferas se destacam de outros modelos, por conceder baixo atrito e vibração entre as peças, permitindo assim uma alta velocidade de rotação.
É importante destacar que existe uma ampla variedade de modelos da peça, para atender diferentes fins, contudo, a função central é sustentar e guiar os elementos rotativos de diferentes máquinas, como, por exemplo, os eixos e as rodas. Sendo assim, reunimos informações para que você conheça os diferenciais e as opções de uso do dispositivo.
O que são rolamentos rígidos de esferas?
Inicialmente é preciso esclarecer que os rolamentos rígidos de esferas são uma das opções de rolamentos mais versáteis do setor mecânico. Esses dispositivos se caracterizam pela alta resistência e baixa necessidade de manutenção, além de serem empregados em setores, como: construção, máquinas, ferramentas, agricultura e indústria.
A título de esclarecimento, o rolamento de esferas foi desenvolvido para atender soluções que exigem a máxima precisão dos equipamentos, por isso, existem diferentes tamanhos e séries. Vale ressaltar que os rolamentos de esferas são classificados conforme a configuração dos seus anéis: rígidos de esferas, de contato angular e axiais.
De modo geral, esses dispositivos serão importantes se a força que entrará em contato for perpendicular ao seu eixo de rotação. Por esse motivo, existe um modelo específico (esfera de duas carreiras) desenvolvidos para o contato angular. Em contrapartida, se a necessidade é usar o rolamento de esferas para uma carga axial, é preciso saber que o dispositivo suporta apenas cargas moderadas.
Como são aplicados os rolamentos rígidos de esferas?
Normalmente, os rolamentos rígidos de esferas são aplicados na área industrial, em máquinas, motores e ferramentas. Por esse motivo, é importante saber qual tipo de dispositivo é mais adequado a um determinado reparo, a procedência e qualidade do produto e como será feita a manutenção.
Alguns modelos se destacam no mercado, pelas características positivas e a durabilidade. Saiba quais são a seguir:
– Rolamentos rígidos de esferas em aço inoxidável: apresentam alta resistência à corrosão por umidade, poeira e calor. Em geral, são desenvolvidos para suportar uma carga menor do que os modelos feitos com aço e cromo.
– Rolamentos rígidos de uma carreira de esferas: apresentam um corte de entrada nos anéis interno e externo. Essa interrupção tem objetivo de acomodar mais esferas, caso seja necessário. Diferente dos modelos sem corte, os dispositivos com rasgos apresentam capacidade de carga axial limitada e menor velocidade.
– Rolamentos rígidos de uma carreira de esferas: esse modelo de dispositivo permite o apoio da carga radial e em apenas um sentido, a carga axial. Suas esferas e anéis internos e externos formam ângulos de contato de 15°, 25°, 30° e 40°. Desse modo, quanto maior a abertura de contato, maior será a capacidade axial, e quanto menor a abertura de contato, melhor será para aguentar altas rotações.
– Rolamentos rígidos de duas carreiras de esferas: nesse formato, o rolamento possui duas carreiras de esferas de contato angular. Sua configuração básica é apresentada em duas peças do rolamento, dispostas costa a costa, na qual os anéis externos e internos estão cada um, integrados em uma única peça. Por esse motivo, o dispositivo tem a capacidade de apoiar a carga axial nos dois sentidos.
Quais os critérios para selecionar os rolamentos?
Antes de mais nada, é importante compreender que os aperfeiçoamentos tecnológicos de máquinas e equipamentos têm exigido que o desempenho dos rolamentos aumente e se diversifique.
Sendo assim, a seleção dos dispositivos mais adequados para cada aplicação, exigirá uma avaliação criteriosa de várias perspectivas:
– O tipo de rolamento e a posição em que será instalado;
– Facilidade na instalação e remoção;
– Espaço permitido;
– Dimensões do dispositivo;
– Disponibilidade do produto.
Vale destacar que outro ponto importante a ser observado é o limite de durabilidade. Para se ter uma ideia da importância dessa análise, em alguns casos, somente a vida de fadiga do rolamento é considerada. Por outro lado, há situações que requerem informações como a vida de graxa, desgaste, ruído, entre outros pontos.
Portanto, não há um processo ou regras definidas para a seleção do rolamento rígido de esferas. O que vai contar é a atribuição do dispositivo em cada máquina e o tempo de uso. Lembrando, que nos casos trincas, lascamento ou superaquecimento, o produto será inutilizado, solicitando troca urgente.
Como foi possível observar, os rolamentos rígidos de esfera foram desenvolvidos para atender uma demanda exigente que é a do setor industrial. Por isso, é fundamental a orientação de especialistas, que poderão indicar o melhor dispositivo para o maquinário da sua empresa.
A Telmac conta com uma equipe experiente e preparada para auxiliar na melhor tomada de decisões. Entre em contato e fale conosco.
0 comentários