Com as mudanças tecnológicas e comportamentais da sociedade, o processo de vendas, que antes dependia mais do discurso do vendedor, mudou expressivamente. Na atualidade, o consumidor pesquisa mais o produto e os preços, além de existirem outros processos envolvidos para concluir uma venda.
Desse modo, a formação de um profissional ou equipe de vendas deve contar com apoio da empresa para que todos estejam alinhados em relação aos processos e assim, otimizarem o atendimento e fechamento de negócios. No artigo a seguir, compartilharemos informações relevantes sobre o assunto.
Como avaliar o processo de vendas no varejo?
A gestão eficiente de uma empresa reúne: planejamento, execução e monitoramento de estratégias comerciais, (todas envolvem a área de vendas). Ou seja, precisa ser acompanhado diariamente, pois fornecerá indicadores importantes para melhoria das atividades.
Os dados observados no volume de vendas podem apontar:
- Quais produtos têm maior fluxo de saída e quais estão estagnados no estoque;
- Quais períodos apresentam aumento de compras;
- Como os consumidores estão recebendo o produto (negativamente ou positivamente).
Para se ter uma ideia da força do setor na economia nacional, em 2021 o varejo ampliado foi responsável por mais de 27,6% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional. A informação da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) revela ainda que os bons resultados no consumo dependem de quatro fatores: renda, emprego, crédito e confiança do consumidor.
Então, para que você possa melhorar o processo de vendas da sua revenda de peças, será necessário estar preparado para concorrer com um mercado competitivo, consumidores exigentes e adotar técnicas de negociação que destaquem seu negócio, em relação aos demais.
Impulsionando o processo de vendas nas revendas
Inicialmente é preciso esclarecer que a comunicação é a palavra-chave em uma boa negociação. Se a equipe de venda de uma revenda de peças tem um conhecimento aprofundado das mercadorias, conhece as preferências do mercado e sabe comparar as opções disponíveis, estará preparada para se comunicar com o público externo.
Essa condição vale para todas as etapas, ou seja, na elaboração de um orçamento, no ato do atendimento (quando explica as características e funcionalidades das peças), e ainda, quando sabe comparar os pontos fortes e fracos de modelos, ou de outras marcas.
Desse modo, elencamos quatro aspectos que podem melhorar o processo de vendas nas revendas de peças, acompanhe:
Planejamento
O planejamento é um dos pontos mais importantes no processo de vendas de uma empresa, pois, é nesse documento que serão definidos os objetivos e metas de comercialização. Nesse contexto, é o momento de definir a estratégia de marketing que será utilizada para ampliar a visibilidade do negócio, atrair novos clientes e fidelizar os já existentes.
Catálogo de produtos
É fundamental investir em um portfólio bem-estruturado, com informações específicas de cada mercadoria, apontando os detalhes como: indicação de otimização do uso, particularidades de funcionamento e se estão disponíveis em estoque ou apenas sob pedido.
Pode não parecer, mas muitos consumidores pesquisam as informações previamente antes de ir até uma revenda de peças. Então, se você disponibilizar esse material de forma acessível nos seus canais de comunicação como site ou redes sociais, demonstrará interesse em atender as necessidades do comprador.
Ações promocionais
É uma das estratégias mais básicas e assertivas para atrair consumidores para um negócio de varejo. Contudo, antes de começar uma campanha promocional é importante ter o cálculo preciso da margem de lucro, da quantidade de estoque e se o fornecedor pode atender pedidos extras, em caso de boa saída da mercadoria.
Do mesmo modo, é importante aproveitar campanhas consolidadas no mercado como Black Friday, Dia do Consumidor e, no caso de revenda de peças, dias que celebrem datas importantes para o setor de atuação (por exemplo, indústria e agronegócio).
Equipe de vendas
Pode-se afirmar que os dois principais capitais humanos de uma empresa são os clientes e os colaboradores. Desse modo, vendedores qualificados, experientes e prestativos são fundamentais em uma revenda de peças. Afinal, eles estão em contato direto com o cliente, apresentando, negociando e formalizando as vendas.
Com esse entendimento, valorize sua equipe, proporcione um bom ambiente de trabalho, reconheça os bons resultados, sem desmerecer os demais colegas de trabalho. Lembrando que a impressão causada por esse profissional ao consumidor pode refletir na indicação de outros compradores ou reclamações públicas que impactarão negativamente para a empresa.
Fidelização de clientes
Por último, mas tão importante quanto os demais fatores, a fidelização de clientes é essencial para a manutenção e crescimento do negócio. Afinal, todas as melhorias realizadas no processo de vendas têm o objetivo central de aumentar as vendas e proporcionar uma experiência positiva aos consumidores.
É importante destacar que é com um atendimento bem-feito que a empresa conquista e fideliza um cliente. Sendo assim, é preciso demonstrar, por meio de uma interação mais próxima, que a empresa está comprometida em oferecer soluções de qualidade, do orçamento ao pós-venda.
Portanto, se você já trabalha algumas dessas condições na sua empresa, parabéns, está seguindo o caminho certo para melhorar o processo de vendas da sua revenda de peças. Lembrando que o varejo é dinâmico e sempre há espaço para melhorias, em termos de mudanças nos modelos de negócio.
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