O crescimento de 53,6% na produção industrial, no 1º semestre de 2022, será refletido positivamente em toda a cadeia produtiva. Desse modo, as revendas de peças industriais precisam estar preparadas para oferecerem o melhor atendimento ao cliente, do orçamento principalmente no pós-venda.
Nesse sentido, ter conhecimento sólido do negócio, produtos e das necessidades dos clientes, serão fatores que determinarão o fechamento de bons negócios e ampliação das atividades. Por esse motivo, reunimos informações relevantes para contribuir com seu negócio. Boa leitura!
Como conquistar lucros com uma revenda?
Inicialmente é preciso destacar que todo negócio, para ser lucrativo, precisa atender uma série de requisitos fundamentais, entre eles: planejamento do negócio, localização, pesquisa de mercado e no caso de revendas de peças industriais e agrícolas, as demandas dos consumidores.
O reconhecimento dessas informações é muito importante, para que o empreendedor saiba, por exemplo, qual marca de peças e equipamentos é mais procurada pelos clientes. Ou ainda, quantos concorrentes já trabalham com o produto.
Vale lembrar que a empresa será vista como o “representante” do fabricante, por isso, é fundamental um bom relacionamento com os fornecedores, já que isso impactará diretamente no aproveitamento de campanhas promocionais, prazos de entrega e negociação de estoques parados.
Contudo, todo esse trabalho de Pós-venda tem um objetivo definido: conquistar e fidelizar clientes para a revenda. Sendo assim, é preciso intensificar esforços para oferecer um atendimento de qualidade, do começo ao fim da venda.
Mas, e se o cliente ficou com alguma dúvida ou deseja devolver um produto? Como proceder? É sobre isso que queremos falar com você, o pós-venda.
Qual a importância do pós-venda nos negócios?
Depois de destacar os principais pontos da gestão de um empreendimento, é o momento de refletir sobre o protagonista de todo esse trabalho: o cliente. Dessa forma é preciso ficar claro que o atendimento ao consumidor começou desde o momento que o empresário definiu o produto que comercializará e abriu as portas para o público.
Nesse sentido, fica claro que a venda começa no momento que essa pessoa foi até o local, mandou um e-mail ou ligou solicitando um orçamento. Em seguida acontece o processo de apresentação dos produtos, indicação das vantagens e comparação de modelos e preços.
Contudo, engana-se quem acredita que a venda termina com a aquisição do produto. É aqui que começa a etapa que garantirá a satisfação e indicação de outros consumidores, o pós-venda. Por isso, é preciso oferecer a mesma atenção e cuidado que foi oferecido na fase anterior, aumentando as chances de fidelização e indicação do seu negócio.
Como aplicar um pós-venda eficiente na minha revenda?
Antes de mais nada é preciso reforçar que o pós-venda consiste nas interações realizadas entre o consumidor e vendedor, depois que a venda foi efetivada. Esse momento precisa ser uma prática incorporada a qualquer tipo de empresa, mas, infelizmente, ainda são inúmeras as reclamações de pessoas que não recebem a devida atenção da empresa na qual compraram um determinado produto.
Desse modo, considere que um cliente ficou com dúvidas sobre o funcionamento da peça que adquiriu. Quem pode auxiliá-lo a resolver o problema? Os representantes da revenda. Ou ainda, o equipamento agrícola apresentou problema desde o primeiro uso? Essas hipóteses acontecem com muito mais frequência do que se imagina, e saber como resolvê-las é que conquistará a confiança do comprador.
Vale lembrar que o pós-venda pode ser uma estratégia comercial para conquistar clientes e fortalecer a reputação da empresa. Um consumidor bem atendido, é um importante aliado na concorrência entre as revendas de peças industriais e agrícolas. Isso porque a equipe lidará com pessoas que conhecem o produto e que dispõe de pouco tempo para deixar um maquinário parado.
Outro ponto importante é lembrar que compradores que têm uma experiência ruim com produtos e atendimento estão propensos a reclamarem publicamente em canais de atendimento ao cliente, ouvidoria dos fabricantes e nas redes sociais.
Levando em conta as informações descritas anteriormente, é fundamental estruturar um pós-venda, para que ele seja organizado e preparado. Para isso, uma sugestão é definir um colaborador ou até mesmo uma equipe, para ficarem responsáveis por essa importante etapa comercial.
Confira agora algumas estratégias de pós-venda que auxiliarão na conquista e fidelização dos clientes:
– Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC)
Ao oferecer esse serviço, o empresário deve disponibilizar várias opções de atendimento: telefone, e-mail, atendimento digital na página oficial da empresa e redes sociais. Vale ressaltar que ao disponibilizar os canais de comunicação, é preciso estar preparado para responder às demandas, afinal nenhum consumidor gosta de esperar, ainda mais quando se trata de uma reclamação.
Por isso, é preciso estruturar uma equipe preparada para atender os consumidores com respeito, objetividade e clareza. O conhecimento dos produtos também é importante, pois, ao perceber que o atendente não consegue responder dúvidas básicas, o comprador pode ter uma má impressão da revenda.
– Relacionamento com o cliente
Deve ser uma das principais metas dos proprietários, afinal, conhecendo as necessidades e preferências, o consumidor, certamente, se tornará um cliente. Desse modo, invista em sistemas de gerenciamento com informações sobre histórico de transações, estudos de perfis de mercado e principalmente, desenvolva uma escuta ativa.
Em conjunto com as estratégias citadas temos o feedback, no qual o usuário avaliará o produto e atendimento, apontando os pontos positivos ou negativos da empresa. Lembre-se, o cliente precisa se sentir valorizado, então coloque-se no lugar dele e mostre que está interessado em solucionar uma necessidade ou um problema.
– Pesquisa de satisfação
É uma estratégia usada para agradecer ao cliente pela compra, possibilitando estreitar o relacionamento e assim consolidar uma interação mais próxima, por meio da coleta de dados.
Confira algumas oportunidades que podem ser aproveitadas, a partir dos resultados da pesquisa de satisfação:
- Estreitar o relacionamento em datas especiais, como aniversários;
- Apresentar novos produtos e/ou serviços;
- Oferecer brindes e descontos exclusivos;
- Reativar clientes antigos.
– Programas de fidelização
por meio deles, a empresa pode oferecer brindes e descontos exclusivos para quem já é cliente. Uma alternativa relevante é adotar um sistema de pontuação, que funciona com níveis de recompensa, conforme o volume de compras do consumidor.
Do mesmo modo, buscar parcerias com outras empresas, de modo a ter mais opções de disponibilizar condições ou serviços exclusivos.
Em síntese, a etapa de pós-venda é fundamental para garantir bons resultados a vários modelos de negócios. Nas revendas de peças industriais e agrícolas, a qualidade desse atendimento é ainda mais importante, por se tratar de produtos específicos e altamente especializados.
Gostou do conteúdo? No blog da Telmac você terá acesso a informações relevantes sobre produtos e serviços do setor industrial. Clique e fique bem-informado.
0 comentários