As correntes industriais são muito utilizadas para transporte e movimentação de cargas. Elas apresentam versatilidade no uso, além de atenderem situações nas quais não são possíveis o uso de polias e correias.
Existem diferentes modelos e aplicações dessa peça, por isso, hoje separamos os principais tipos de correntes. Continue a leitura e confira.
Correntes de rolo de transmissão
Indicada para uso em aplicações industriais e equipamentos que necessitam de esforços de tração, esse tipo de corrente é o mais utilizado em diferentes países. Por esse motivo, conta com normas exigentes e distintas, entre elas: Americana (American Standard Association – ASA /ANSI B29.1), Internacional (ISO 606) e Brasileira (NBR 6390).
Já os equipamentos de rolo da Norma Europeia (DIN – ISO 606 – Serie B) são empregados em máquinas ou aparelhos que requerem precisão na transmissão (sincronismo). Desse modo, são amplamente utilizados em dispositivos da indústria alimentícia, embalagens, gráficas, entre outros.
Correntes de passo longo
É uma derivação das correntes de transmissão ASA e se distinguem por contarem com o passo duplo. A principal recomendação desse equipamento é para transmissões de máquinas com cargas e velocidades baixas. Dessa forma, a indicação dos fabricantes é de que a rotação da roda dentada se mantenha entre 200 e 500 RPM.
Além disso, esse equipamento é empregado em transportadoras leves, seja com rolos normais ou grandes, por intermédio de adaptações com aditamentos de transporte.
Correntes maniveladas (Off Set)
A principal utilidade dessa corrente é na transmissão de equipamentos pesados como: escavadeiras, betoneiras, moinhos e secadores rotativos.
Correntes de peso
Esse modelo de corrente é próprio para elevação de materiais pesados, se destacando quando aplicado em empilhadeiras de cargas.
Correntes transportadoras
Produzidas com aplicações específicas para diferentes setores industriais, também são personalizadas e utilizadas na movimentação, elevação e armazenagem de produtos.
Entre os principais segmentos, temos: óleos, rações, produtos alimentícios em geral, sucos cítricos, sucroalcooleiro, papel, celulose, bebidas, adubos e fertilizantes, siderúrgico, automobilístico, cerâmicas, vidros, fundição e autopeças.
Abasteça seu estoque com as melhores peças do mercado! Aqui na Telmac você garante peças de qualidade, durabilidade e relevantes para o seu negócio. Clique no banner abaixo e faça um orçamento.
(Fonte da imagem de capa: Adobe Stock)
0 comentários