As transformações tecnológicas proporcionadas pela chegada da internet estão modificando os modelos de negócios e as estratégias comunicacionais em diferentes setores da economia global. Nesse contexto, a Gestão 4.0 surgiu para aperfeiçoar e atualizar os processos em todas as etapas de trabalho de indústrias, organizações públicas e empresas.
Vale ressaltar que a metodologia pode ser implementada em todos os negócios, precisando somente ser adaptada para o segmento de atuação e a realidade financeira do empreendimento. Por esse motivo, continue a leitura e saiba como aproveitar as funcionalidades na administração da sua revenda de peças.
O que é Gestão 4.0 e como é utilizada?
Inicialmente é preciso esclarecer que a Gestão 4.0 é um método de gerenciamento de atividades que emprega tecnologia e dados para alcançar maior precisão das informações, diagnósticos e resultados no ambiente profissional.
Vale lembrar que o termo está diretamente ligado à fase da Quarta Revolução Industrial (a partir de 2010), por se tratar do período no qual surgiram as ferramentas e inovações tecnológicas, proporcionadas pelo acesso à internet.
De lá para cá, foram criados muitos recursos para otimizar os processos de diferentes atividades, mas, um fato que se destacou foi a unificação dos ambientes offline e online.
Em outras palavras, softwares e programas desenvolvidos com foco em gerenciamento, auxiliam as empresas a ter uma visão detalhada do negócio, identificando pontos vulneráveis ou aproveitando boas oportunidades em tempo real.
Com esse entendimento, a Gestão 4.0 tem como principais objetivos: utilizar recursos tecnológicos para modernização das atividades empresariais ou industriais, tornar os processos mais ágeis e assertivos e ainda, conhecer e atender as expectativas dos consumidores e clientes.
Como usar a Gestão 4.0 em revendas de peças?
Após verificar a importância da Gestão 4.0 nas atividades empresariais, é o momento de questionar como implementar as funcionalidades na sua revenda de peças.
Sendo assim, para avaliar quais processos terão mais aderência com seu negócio, é preciso conhecer os pilares fundamentais desse modelo gerencial. Saiba quais são:
Foco nos consumidores: considerando que os consumidores podem se tornar clientes do seu negócio, é preciso compreender as necessidades apresentadas, os produtos solicitados e mostrar interesse em solucionar um problema.
Vale lembrar que no período atual, um consumidor satisfeito, além de se tornar um cliente, pode indicar outras pessoas. Mas, se ficar frustrado com o atendimento ou produto, a opinião será divulgada nas redes sociais e canais de atendimento aos clientes.
Canais de comunicação: se o objetivo do seu negócio é ser reconhecido e procurado, é fundamental investir na diversificação de canais de comunicação. Por meio deles, você receberá pedidos de orçamentos, procura de produtos, reclamações e até sugestões para comercializar novos itens.
Por isso, é essencial contar com serviços de atendimento ao cliente (SAC), aplicativos de atendimento (WhatsApp), E-mail Marketing e páginas oficiais nas redes sociais. Lembrando que informações tradicionais devem estar presentes como telefone de contato, endereço e horário de funcionamento.
Relatório de atividades: pode parecer básico demais, mas é importante contar com informações sobre vendas, prospecção, quantidade de estoques e atualizações mercadológicas como preços e lançamentos. Com programas digitais é possível reunir essas informações e monitorar o desempenho da sua revenda de peças.
Automação: conforme citado anteriormente, a digitalização das informações da empresa agiliza o acesso dos dados, em tempo real, e ainda, colabora para decisões assertivas, como, por exemplo: pedidos para o estoque, desempenho de determinado produto, diminuição de custos operacionais e segurança das informações internas.
Integração total: os princípios da Gestão 4.0 são pautados na conexão dos fluxos operacionais, por isso, integram informações entre os departamentos, reduzem erros de comunicação interna e ainda, fortalecem a autoridade da empresa em relação aos clientes.
Quais as principais vantagens da Gestão 4.0?
Como foi possível observar é possível implementar a Gestão 4.0 em diferentes negócios, inclusive na revenda de peças. É importante destacar que muitas das funcionalidades já são empregadas pelas empresas, contudo, é importante promover a sincronia dos processos elencados, para conquistar resultados mais efetivos.
Desse modo, é preciso destacar as vantagens desse tipo de gerenciamento para as revendas de peças, confira alguns deles:
– Planejamento completo e eficiente (curto, médio ou longo prazo);
– Assertividade na execução das atividades (redução de erros e retrabalho);
– Agilidade na tomada de decisões (identificação de erros e mudança de itinerário);
– Flexibilidade nas negociações comerciais (aproveitar boas oportunidades de compra e oferecer aos clientes melhores condições de pagamento);
– Integração da equipe (funcionários conhecem a empresa, os produtos e os clientes).
Em resumo, a Gestão 4.0 é uma consequência natural do aperfeiçoamento das atividades empresariais, tendo em vista que os negócios buscam melhor atendimento, eficiência dos processos e fidelização de clientes. Se esse é o seu objetivo, não espere mais para se adaptar ao novo mercado.
Para ter acesso a mais informações sobre gestão de revendas de peças, acesse o blog da Telmac. Em nossa página você encontrará conteúdo relevante sobre os principais processos empresariais.
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