Entenda o que é a Gestão 4.0 e como aplicá-la em sua revenda de peças

por | 27 set, 2022 | Gestão, Gestão de estoque, Revenda de peças | 0 Comentários

As transformações tecnológicas proporcionadas pela chegada da internet estão modificando os modelos de negócios e as estratégias comunicacionais em diferentes setores da economia global. Nesse contexto, a Gestão 4.0 surgiu para aperfeiçoar e atualizar os processos em todas as etapas de trabalho de indústrias, organizações públicas e empresas. 

Vale ressaltar que a metodologia pode ser implementada em todos os negócios, precisando somente ser adaptada para o segmento de atuação e a realidade financeira do empreendimento. Por esse motivo, continue a leitura e saiba como aproveitar as funcionalidades na administração da sua revenda de peças. 

 

O que é Gestão 4.0 e como é utilizada?

Inicialmente é preciso esclarecer que a Gestão 4.0 é um método de gerenciamento de atividades que emprega tecnologia e dados para alcançar maior precisão das informações, diagnósticos e resultados no ambiente profissional. 

Vale lembrar que o termo está diretamente ligado à fase da Quarta Revolução Industrial (a partir de 2010), por se tratar do período no qual surgiram as ferramentas e inovações tecnológicas, proporcionadas pelo acesso à internet. 

De lá para cá, foram criados muitos recursos para otimizar os processos de diferentes atividades, mas, um fato que se destacou foi a unificação dos ambientes offline e online. 

Em outras palavras, softwares e programas desenvolvidos com foco em gerenciamento, auxiliam as empresas a ter uma visão detalhada do negócio, identificando pontos vulneráveis ou aproveitando boas oportunidades em tempo real. 

Com esse entendimento, a Gestão 4.0 tem como principais objetivos: utilizar recursos tecnológicos para modernização das atividades empresariais ou industriais, tornar os processos mais ágeis e assertivos e ainda, conhecer e atender as expectativas dos consumidores e clientes. 

 

Como usar a Gestão 4.0 em revendas de peças?

Após verificar a importância da Gestão 4.0 nas atividades empresariais, é o momento de questionar como implementar as funcionalidades na sua revenda de peças. 

Sendo assim, para avaliar quais processos terão mais aderência com seu negócio, é preciso conhecer os pilares fundamentais desse modelo gerencial. Saiba quais são:

Foco nos consumidores: considerando que os consumidores podem se tornar clientes do seu negócio, é preciso compreender as necessidades apresentadas, os produtos solicitados e mostrar interesse em solucionar um problema. 

Vale lembrar que no período atual, um consumidor satisfeito, além de se tornar um cliente, pode indicar outras pessoas. Mas, se ficar frustrado com o atendimento ou produto, a opinião será divulgada nas redes sociais e canais de atendimento aos clientes. 

Canais de comunicação: se o objetivo do seu negócio é ser reconhecido e procurado, é fundamental investir na diversificação de canais de comunicação. Por meio deles, você receberá pedidos de orçamentos, procura de produtos, reclamações e até sugestões para comercializar novos itens. 

Por isso, é essencial contar com serviços de atendimento ao cliente (SAC), aplicativos de atendimento (WhatsApp), E-mail Marketing e páginas oficiais nas redes sociais. Lembrando que informações tradicionais devem estar presentes como telefone de contato, endereço e horário de funcionamento. 

Relatório de atividades: pode parecer básico demais, mas é importante contar com informações sobre vendas, prospecção, quantidade de estoques e atualizações mercadológicas como preços e lançamentos. Com programas digitais é possível reunir essas informações e monitorar o desempenho da sua revenda de peças. 

Automação: conforme citado anteriormente, a digitalização das informações da empresa agiliza o acesso dos dados, em tempo real, e ainda, colabora para decisões assertivas, como, por exemplo: pedidos para o estoque, desempenho de determinado produto, diminuição de custos operacionais e segurança das informações internas. 

Integração total: os princípios da Gestão 4.0 são pautados na conexão dos fluxos operacionais, por isso, integram informações entre os departamentos, reduzem erros de comunicação interna e ainda, fortalecem a autoridade da empresa em relação aos clientes. 

 

Quais as principais vantagens da Gestão 4.0?

Como foi possível observar é possível implementar a Gestão 4.0 em diferentes negócios, inclusive na revenda de peças. É importante destacar que muitas das funcionalidades já são empregadas pelas empresas, contudo, é importante promover a sincronia dos processos elencados, para conquistar resultados mais efetivos. 

Desse modo, é preciso destacar as vantagens desse tipo de gerenciamento para as revendas de peças, confira alguns deles:

– Planejamento completo e eficiente (curto, médio ou longo prazo);

– Assertividade na execução das atividades (redução de erros e retrabalho);

– Agilidade na tomada de decisões (identificação de erros e mudança de itinerário);

– Flexibilidade nas negociações comerciais (aproveitar boas oportunidades de compra e oferecer aos clientes melhores condições de pagamento);

– Integração da equipe (funcionários conhecem a empresa, os produtos e os clientes). 

Em resumo, a Gestão 4.0 é uma consequência natural do aperfeiçoamento das atividades empresariais, tendo em vista que os negócios buscam melhor atendimento, eficiência dos processos e fidelização de clientes. Se esse é o seu objetivo, não espere mais para se adaptar ao novo mercado. 

Para ter acesso a mais informações sobre gestão de revendas de peças, acesse o blog da Telmac. Em nossa página você encontrará conteúdo relevante sobre os principais processos empresariais. 

Agroindustriais Telmac

5/5 - (2 votes)

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 dicas de como organizar um estoque de peças

Ao lidar com o estoque de peças da sua revenda, ter organização é fundamental para manter suas operações fluindo sem dores de cabeça. Uma boa gestão de estoque faz toda a diferença para quando sua equipe estiver em processo de venda ou quando algum cliente estiver...

Conheça a importância da manutenção preventiva nas máquinas industriais

Manter a linha de produção operando de forma eficiente é essencial para evitar desperdícios e paradas inesperadas. Para que isso aconteça, as máquinas industriais devem passar por uma inspeção completa, incluindo uma manutenção preventiva. Pensando nisso, hoje vamos...

Descubra os principais métodos para reduzir perdas no estoque

Controlar as perdas no estoque pode impulsionar seus lucros e evitar gastos desnecessários. Para que isso aconteça, é importante que alguns métodos sejam aplicados na sua revenda, como uma análise de estoque, ter parceiros estratégicos, utilizar tecnologias de...

Conheça os principais setores industriais do Brasil

A economia do nosso país é impulsionada por grandes setores industriais, como o agronegócio, o setor automobilístico, a construção civil e a mineração. Todos esses segmentos possuem um papel muito importante para o nosso setor econômico. Continue a leitura e conheça...

Revenda de peças: descubra quais itens não podem faltar em 2024

Se você possui uma revenda de peças no setor agrícola, sabe como a agilidade e eficiência são muito importantes para manter seu negócio em pleno funcionamento. Agora em 2024, a agricultura está ainda mais dinâmica, e para garantir que sua revenda esteja sempre à...

Revenda: descubra como estender o ciclo de vida das peças agrícolas

Na constante busca pela otimização de recursos  e eficiência do trabalho feito, maximizar o ciclo de vida das peças agrícolas se tornou uma tarefa importante. A manutenção de peças, aliada ao manuseio e armazenamento correto desses itens, ajuda a reduzir custos e a...

Indústria: descubra como programar suas compras para 2024

Ao planejar as compras da sua indústria para o próximo ano, é importante que seja adotada uma abordagem estratégica para o sucesso do seu negócio. Pensando nisso, hoje separamos as principais práticas e estratégias para que você consiga programar suas compras de forma...

Peças industriais: conheça os principais tipos de correntes

As correntes industriais são muito utilizadas para transporte e movimentação de cargas. Elas apresentam versatilidade no uso, além de atenderem situações nas quais não são possíveis o uso de polias e correias. Existem diferentes modelos e aplicações dessa peça, por...

Revenda de peças: descubra como escolher o fornecedor certo

A escolha de um bom fornecedor de peças é um grande desafio para sua revenda, mas não é impossível. Para alcançar o sucesso, é preciso de bastante estudo e atenção. Um dos erros de quem fecha negócio com qualquer fornecedor é não estar atento a detalhes importantes...

Indústria: como evitar falhas no setor alimentício?

Para que as máquinas da indústria alimentícia tenham sempre alto desempenho, é recomendado fazer a limpeza e higienização de todos os equipamentos que envolvem a produção. Além disso, todos os colaboradores, principalmente os operadores das máquinas, devem ser...
Assine nossa newsletter
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Caixas de marcação