Classificado como um componente de transmissão mecânica. Utilizado em uma vasta gama de aplicações agrícolas, indústrias e Automotivas. Os rolamentos são componentes que permitem movimentos rotativos e/ou lineares (controlado ou não) entre dois ou mais elementos. Conheça os principais tipos de rolamentos no post abaixo:
Qual a função dos rolamentos?
A função do rolamento é reduzir o atrito entre partes móveis da máquina. Ou seja, transmitir uma ação de rotação entre um eixo e outros elementos. Em sua maioria, os rolamentos consistem em um anel interno, um anel externo, vários corpos rolantes (esferas ou rolos) e uma gaiola de separação dos corpos rolantes.
Rolamento suportam cargas axiais, radiais ou cargas combinadas, reduzindo o esforço ou força de movimento em um componente.
Sua aplicação é muito ampla, é um dos elementos mais utilizados na fabricação de produtos, máquinas, implementos, veículos e ferramentas.
Tipos de rolamentos mais utilizados
Para você ficar bem-informado sobre as possibilidades de usos dos rolamentos, elencamos os tipos mais demandados por fábricas e indústrias, acompanhe:
Rolamentos rígidos de esferas
Os rolamentos rígidos de esferas são o tipo de rolamento mais utilizado e são particularmente versáteis. Eles têm baixo atrito e são otimizados para gerar baixo ruído e baixa vibração, o que permite altas velocidades de rotação. Eles acomodam cargas radiais e axiais em ambas as direções, são fáceis de montar e requerem menos manutenção do que outros tipos de rolamentos.
Rolamentos autocompensadores de esferas
Os rolamentos autocompensadores de esferas apresentam a característica de serem auto-alinháveis, ou seja, permitem desalinhamentos angulares do eixo em relação ao alojamento. Possuem duas carreiras de esferas com uma pista esférica comum no anel externo. Dessa forma, são especialmente indicados para aplicações onde podem surgir desalinhamentos por erros de montagem ou por flexão do eixo.
Podem ser fornecidos com furo cilíndrico e com furo cônico, com placas de vedação em ambos os lados e com o anel interno largo.
Rolamentos de esferas de contato angular
Os rolamentos de esferas de contato angular têm pistas do anel interno e externo que são deslocadas uma em relação à outra na direção do eixo do rolamento. Isso significa que esses rolamentos são projetados para acomodar cargas combinadas, ou seja, cargas axiais e radiais atuando simultaneamente.
A capacidade de carga axial de rolamentos de esferas de contato angular torna-se maior à medida que o ângulo de contato aumenta. O ângulo de contato é definido como o ângulo entre a linha que une os pontos de contato da esfera e as pistas no plano radial, ao longo do qual a carga combinada é transmitida de uma pista para outra, e uma linha perpendicular ao eixo do rolamento.
Rolamentos axiais
Os Rolamentos Axiais são projetados para dar suporte a cargas axiais e fornecer uma resistência a cargas de grande impacto, tendo uma enorme variedade de aplicação. Rolamento axial acabara tornando a vida útil do equipamento muito maior, além, claro, da facilidade de manuseamento que o rolamento axial pode possibilitar.
Rolamentos axiais de esferas
Este tipo de rolamento tem a sua constituição por anéis em configuração das arruelas, com um canal e gaiolas com as esferas embutidas. O anel que é instalado no eixo tem a sua denominação de um modo interno, e o anel a ser instalado no alojamento é denominado externo.
Os Rolamentos Axiais de Esferas são feitos para aguentar cargas axiais em única direção, fixando dessa maneira um eixo axialmente em uma direção. A gaiola dos rolamentos axiais de esferas pequenos são de chapa de aço prensada, os que têm o maior tamanho são maciças em aço ou latão.
Rolamentos axiais de rolos
São tipos de rolamentos em que os rolos trapezoidais ficam dispostos obliquamente na superfície de rolagem. Tendo uma carga transmitida de uma pista para a outra em um ângulo em relação ao eixo do rolamento, dando a possibilidade de trabalhar com cargas axiais extremamente altas, sob essa carga axial, esse rolamento da à permissão da aplicação de cargas radiais moderadas.
Rolamentos axiais autocompensadores de rolos tem um auto alinhamento, porque a pista do anel externo é esférica. As gaiolas que têm a sua utilização são as prensadas de aço ou as usinadas e latão.
Rolamentos de agulhas
Normalmente, os rolamentos de agulha apresentam elementos de rolos mais finos, diâmetro menor e são recomendados para condições na qual a redução da altura do dispositivo é obrigatória. Dessa forma, esse tipo de peça é aplicado em máquinas e engrenagens com pouco espaço para força radial, por exemplo: esteiras, máquinas de encadernação e trocadores de ferramentas em fábricas de usinagem.
Rolamentos axiais de agulhas
Esse tipo de componente se diferencia por apresentar um alto índice de rigidez em um espaço mínimo, por isso, é indicado para trabalhos que exijam resistência e suportem impacto pesado. Os roletes finos atuam no lugar das esferas e têm semelhança com agulhas, contudo assim como os outros modelos, apresentam a função de reduzir o atrito entre as superfícies de contato.
Rolamentos de rolos cilíndricos
A constituição dos rolos cilíndricos acontece pelo contato linear com a pista e para suportarem alta capacidade de carga radial. Desse modo, são recomendados para situações que necessitam de alta precisão e rotação já que o atrito entre os corpos rolantes e o rebordo do anel ficam reduzidos. A título de exemplificação, são aplicados nos eixos principais dos tornos mecânicos, fresadoras e centros de usinagem.
Rolamentos autocompensadores de rolos
Em geral, o componente tem uma alta capacidade para carga radial ou de impacto. Sendo assim, é instalado em equipamentos de laminação de papel, máquinas de laminação de aço, peneiras vibratórias, entre outras máquinas industriais. Por oferecer a condição de montagem e desmontagem, pode ser usado em conjunto com eixo cônico, bucha de fixação ou de desmontagem.
Rolamentos de rolos cônicos
Esse tipo de rolamento aceita cargas radiais e axiais, desde que estejam em um só sentido. Contudo, o funcionamento também é feito por meio de anéis que devem ser colocados um de frente para o outro. Para atender diferentes demandas de equipamentos, os componentes oferecem quatro modelos de carreiras, dos quais, alguns são empregados em caixas redutoras, equipamentos de içamento, laminadores e máquinas do setor de mineração.
Em resumo, os rolamentos são componentes essenciais a diversas atividades industriais, colaborando para eficiência do funcionamento de máquinas e equipamentos. Os modelos apresentados no artigo estão disponíveis na Telmac.
Acesse nosso site e fique atualizado com mais informações sobre esses dispositivos.
0 comentários