A busca pelo aumento da produtividade, redução de custos e eficiência da gestão são fatores comuns em diferentes empresas. Contudo, essas ações têm um objetivo: captar mais clientes e, consequentemente, aumentar as vendas.
Nesse sentido, as transformações tecnológicas chegaram para auxiliar empresas a se aproximarem dos consumidores em um cenário de alta competitividade e uma infinidade de produtos.
Por isso, é importante aproveitar ao máximo as ferramentas digitais, mas sem perder de vista que o centro do negócio é a satisfação e fidelização dos clientes. Continue a leitura e confira as dicas que preparamos para colaborar com sua revenda.
Como identificar a necessidade de melhorar a venda?
A performance das vendas de uma empresa deve ser monitorada com frequência, pois questões como, qualidade dos produtos, estoque e propaganda são elementos com influência direta no volume total do que é comercializado.
Em outras palavras, se os relatórios apresentam oscilações de um período para outro, é preciso avaliar e entender esse desequilíbrio. A título de exemplificação, se a empresa investe em um estoque, com intuito de ter mais produtos à pronta entrega, é preciso que sejam itens de qualidade e com uma estratégia de marketing eficiente.
Por isso, é preciso entender como cada etapa da gestão colabora com o processo de vendas, já que o alinhamento interno oferece condições para que os vendedores possam colocar em prática as habilidades de negociação e fechamento de negócios.
Uma sugestão relevante é criar um departamento de pré-vendas, especializado em avaliar as tendências de mercado, perfil de consumidores, qualificação de leads (atrair o interesse dos usuários, tornando-os potenciais clientes) e que possam atuar na prospecção.
Como captar mais clientes com técnicas de vendas?
Antes de mais nada, é preciso esclarecer que não existe uma fórmula pronta para se tornar um bom vendedor. Muitas vezes, o “senso comum” é de que bons profissionais de vendas precisam falar muito e ter dom para o trabalho.
Entretanto, é preciso mais do que aptidão, principalmente em um cenário de clientes mais conscientes e exigentes. Dessa maneira, ser capacitado tecnicamente e ainda um bom ouvinte, com certeza serão fundamentais na tarefa de como captar mais clientes.
No entanto, uma situação recorrente no mercado é encontrar vendedores que não estão dispostos a escutarem as necessidades dos consumidores ou que não proponham uma sugestão alternativa, caso não tenham o produto procurado. A escuta ativa deve ser uma prática em qualquer profissão e, no caso dos vendedores, com certeza resultará em excelentes vendas.
Lembrando que toda venda é um processo de negociação, por isso, ao investir em criatividade, otimismo e competência técnica, o profissional de vendas conseguirá, não só efetuar o negócio, como também oferecer um item adicional e derrubar as objeções do consumidor.
Dicas para aumentar os pedidos de orçamento da revenda
Como é possível observar, o processo de vendas é influenciado por outros aspectos de uma empresa. Desse modo, promover a interação interna das equipes, é investir no capital humano (todos os colaboradores) e estimular os vendedores a superarem limites, tanto na prospecção e captação de mais clientes em potencial, quanto em fidelização.
A seguir, elencamos quatro dicas para a equipe de vendas, para que possam avaliar a importância de exercitar a escuta ativa na etapa de captação e fidelização de clientes.
Lidando com objeções
Um dos mandamentos de todo vendedor é aprender a lidar e driblar frases como: hoje não, vou pensar e não posso ter esse gasto agora. Provavelmente, o profissional já ouviu várias vezes esses termos. Mas, vale lembrar que é possível contornar as objeções com argumentos, sem se desanimar com as negativas.
Aproximação digital
Ao contornar uma objeção, o vendedor pode deixar o consumidor à vontade, a ponto de preencher um cadastro no qual informe um número de telefone para um contato posterior ou um e-mail para envio de mensagens estratégicas. Por isso, é importante ir além do cartão de visita, apresentando os canais de relacionamento da revenda.
Formas de pagamento
Essa é uma das informações mais importantes para o cliente, pois, se ele gostou do atendimento e pretende voltar, também quer saber como será possível negociar uma venda à vista ou as opções de prazo de pagamento. Aqui, mais uma vez, a gestão da empresa é imprescindível, já que ao disponibilizar diferentes opções de pagamento, o vendedor ganha mais um ponto positivo na ação de como captar mais clientes.
Atendimento impecável
É importante destacar que o bom atendimento não se limita a apresentação dos produtos e conclusão das vendas. Para ser impecável, o profissional deve oferecer a mesma atenção e cuidado desde a entrega de um orçamento, até o pós-venda. Uma reclamação comum é um consumidor afirmar que foi muito bem atendido, mas quando precisou esclarecer uma dúvida, solicitar uma troca ou devolução, não recebeu o mesmo retorno.
Em síntese, para fidelizar e captar mais clientes é preciso um trabalho em equipe de todos os setores da empresa. A gestão eficiente, aliada a vendedores bem preparados são os diferenciais necessários para aumentar as vendas e os lucros.
No blog da Telmac você encontra conteúdos relevantes sobre o setor de revendas de peças agrícolas e agroindustriais. Acesse e confira como adotar práticas que aumentarão a performance da sua empresa.
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