O rolamento é parte fundamental do sistema rotativo não apenas nas rodas dos veículos, mas em qualquer componente que precisa de rotação, inclusive em máquinas pesadas e agrícolas. Ele possibilita o movimento rotativo entre dois ou mais elementos. É utilizado para reduzir o atrito ou fricção de deslizamento entre as superfícies de contato em mancais, polias e eixos, por exemplo.
O tempo de uso naturalmente causa desgaste no rolamento, além de outros fatores como instalações mal feitas, umidade, falta de lubrificação ou a falta de manutenção preventiva que podem acelerar esse processo.
Mas como saber se há um problema no rolamento? Continue a leitura e descubra.
Ouvidos atentos
Os rolamentos, assim como outros componentes, possuem uma vida útil pré-estabelecida pelo fabricante. Um sinal de alerta bastante comum em peças que precisam ser trocadas é a emissão de barulhos diferentes e mais altos que o normal. Por isso, é preciso prestar atenção aos sons que a máquina está produzindo. Um rolamento com problemas gera um barulho de raspagem, que normalmente começa mais baixo e vai aumentando com o tempo.
Outras características incluem vibração excessiva e aumento na temperatura da peça.
O que fazer com um rolamento defeituoso?
Em primeiro lugar, é preciso consultar um profissional especializado para confirmar que o problema é no rolamento. Lá, ele vai usar os equipamentos adequados, como um estetoscópio industrial, para que o problema possa ser identificado. Caso a peça realmente esteja com problemas, é preciso fazer a troca. Procure sempre profissionais que utilizem peças boas, com qualidade comprovada, como é o caso dos rolamentos da Telmac.
Monitorar as condições dos rolamentos é a maneira mais eficiente de garantir que a troca ocorra no momento certo, evitando manutenções corretivas emergenciais, não programadas ou trocas desnecessárias.
Uma peça pequena, como um rolamento, pode interferir em todo o trabalho e desempenho da sua máquina, por isso, é preciso estar atento a esse detalhe!
Esclareceu as dúvidas? Então aproveite para encontrar as melhores peças para sua revenda aqui com Telmac!
Conteúdo por: Especialista de Rolamentos Eng. Paulo Baltor
0 comentários