Cuidar do fluxo de caixa é muito importante para a segurança financeira da sua empresa. Ter um bom planejamento e estar de olho nas contas que são pagas e recebidas, além do faturamento, é essencial para a tomada de decisões no seu dia a dia e para o crescimento do seu negócio.
Neste post vamos explicar um pouco sobre a importância do fluxo de caixa e dar algumas dicas, confira.
O que é fluxo de caixa?
O fluxo de caixa é toda a movimentação feita nas contas de uma empresa. Seja a respeito de pagamento ou de recebimento, o fluxo de caixa é um registro de quanto você ganha e gasta para se manter no mercado.
Além de registrar, o fluxo de caixa é uma ótima ferramenta de planejamento, pois nela podem ser destacadas todas as movimentações por dia, mês, ano e horário.
Confira algumas dicas:
Registre as entradas e saídas diariamente
Crie categorias bem definidas e anote tudo. Todas as informações são importantes nesse momento, sejam elas de pagamentos recebidos ou contas pagas. Para que fique bem detalhado, separe os gastos por categorias como: gastos fixos, salário dos colaboradores, compra de peças, materiais de envio, transporte de mercadorias, entre outros.
Verificar gastos que podem ser cortados é uma das vantagens de fazer este detalhamento.
Fique de olho nos prazos
Para que o saldo seja sempre positivo, um ponto importante do fluxo de caixa é ficar atento aos prazos de pagamentos e recebimentos. Quanto mais atrasos sua empresa tiver, maiores serão os gastos e menor será a economia. Por isso, fique atento às datas mais importantes do mês para que tudo ocorra da maneira correta.
Gerencie seu estoque
Para quem revende peças, estar de olho no estoque é sempre importante. Muitos produtos nas prateleiras significam dinheiro parado. Para que esse tipo de coisa não aconteça com frequência, tenha uma lista com os produtos mais vendidos e os que não saem muito. Assim, sua empresa sabe onde deve investir mais.
Agora que você já sabe como planejar um bom fluxo de caixa, não deixe de aplicar essas dicas no seu dia a dia e melhorar o desempenho da sua revendedora.
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