O sucesso no crescimento de um negócio está diretamente relacionado ao gerenciamento das atividades realizadas dentro e fora do estabelecimento. Desse modo, a gestão de revenda de peças deve seguir uma determinada dinâmica para se tornar competitiva e reconhecida no setor.
Com esse entendimento, é preciso compreender que o escopo do trabalho envolve: vendas, estoque, relacionamento com cliente e engajamento dos colaboradores. No artigo a seguir, você poderá conferir informações que contribuirão para evitar erros e impulsionar a sua empresa. Boa leitura!
Qual a importância da gestão em revendas de peças?
Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que a palavra gestão tem um significado amplo, pois trata-se do processo de gerir recursos e pessoas em diferentes atividades econômicas ou organizacionais.
Sendo assim, a gestão em revendas de peças segue uma linha comum das atividades comerciais, na qual é necessário administrar recursos humanos e materiais. Em outras palavras, desenvolver ações para gerenciar funcionários, prestadores de serviços, fatores financeiros, logísticos e comunicacionais (marketing de conteúdo).
À princípio, pode parecer complexo mas, na verdade, trata-se da elaboração de um planejamento que foque nos fatores elencados anteriormente. Do mesmo modo, é preciso investir em sistemas tecnológicos e automatizações que auxiliem no gerenciamento das vendas e estoque.
Quais os principais erros na gestão de negócios?
Todo empresário deseja o crescimento do negócio e o reconhecimento no mercado. Porém, é frustrante verificar que não existe equilíbrio entre entrada e saída de capital.
Em alguns casos, as vendas são boas, mas não cobrem os custos operacionais e, em outros, os consumidores não retornam ou reclamam dos produtos/atendimento, impactando negativamente na imagem do negócio.
Por esses motivos, os responsáveis pela gestão de revendas de peças precisam monitorar alguns aspectos que podem gerar erros graves de gestão. Saiba quais são:
Desconhecimento do público-alvo
Não saber quais as preferências ou os produtos mais procurados pelos consumidores de uma revenda de peças é preocupante. Afinal, esse modelo de negócio oferece produtos para setores específicos e a equipe deve ser qualificada para esclarecer dúvidas, vender e realizar um bom atendimento pós-venda.
Entretanto, além de conhecer as mercadorias, é preciso também estar atualizado às novidades e lançamentos do mercado, de forma que possa apontar o custo-benefício e as diferenças entre produtos ou marcas diferentes.
Não utilizar ferramentas de gestão adequadas
Até poucos anos, gestores de micro e pequenas empresas insistiam em realizar a gestão dos negócios em livros, fichários e cadernos de anotações. Com a criação e popularização do software de Excel, a organização ganhou um novo patamar, mas na atualidade, as planilhas do programa não são suficientes.
Sendo assim, é importante que a equipe de gerência tenha em mente que os programas de automação empresarial, com softwares, armazenamento em nuvem e plataformas de controle das atividades, são essenciais para manter o bom funcionamento dos negócios.
A falta de uma gestão digitalizada pode impactar no atendimento pós-venda, quando a equipe for atender uma reclamação, dúvida ou pedido de troca de uma mercadoria e precisar do histórico da venda.
É importante destacar que a automação dos processos não evitará definitivamente a ocorrência de erros, mas com certeza, reduzirá ao mínimo possível. Outro ponto que precisa de atenção é o manuseio e armazenagem de dados sobre o negócio e os clientes, a fim de não infringir as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Falta de treinamento para equipe
Para que uma empresa conquiste efetividade nas vendas é preciso que todos os colaboradores falem a “mesma língua”, ou seja, tenham informações consistentes sobre os produtos, estoque e ações promocionais.
Por exemplo, se um consumidor vai até a revenda, compra um produto com um preço atrativo e recebe um bom atendimento, provavelmente, indicará para outros parceiros profissionais o local e marcas. Mas, se a pessoa perceber um valor diferente ou o tratamento não tiver a mesma qualidade, a probabilidade de venda é menor e, além disso, pode haver reclamações.
Desorganização do estoque
Vivemos em um momento ao qual é muito difícil manter o controle de atividades empresariais de modo analógico, ou seja, em anotações físicas. A título de exemplificação, imagine que um cliente ligue na revenda de peças e solicite uma determinada quantidade de produtos e, ao chegar na loja, só exista a metade do número combinado, que era o que tinha disponível em estoque.
Os sistemas digitais para estoques e vendas foram criados para isso: atualizar as quantidades em tempo real e evitar que os vendedores realizem negociações que não se concretizam por diferença na quantidade de mercadorias. Esse é apenas um dos exemplos de erros que podem ser evitados.
Falta de planejamento das atividades
Pode-se afirmar que esse erro impactará nos itens citados anteriormente. Afinal, sem uma definição de metas para vendas, crescimento e estratégias para fidelização dos clientes, o negócio pode sucumbir antes de completar um ano de funcionamento.
Do mesmo modo, não ter dados para avaliar os indicadores do negócio é outro ponto negativo para a saúde financeira da revenda de peças. As informações obtidas a partir do número de vendas, satisfação dos clientes, canais de atendimento são essenciais para uma gestão eficiente.
Portanto, a gestão de revenda de peças deve monitorar e avaliar os processos adotados com o público interno, externo e do setor em que atua. Para que isso seja possível, existem ferramentas digitais, consultorias e, até mesmo, apoio de alguns fornecedores, que podem, por exemplo, contribuir no treinamento da equipe.
Então, se o gerenciamento das atividades do seu negócio é motivo de preocupação, reformule o modelo existente e busque soluções que, adotadas em conjunto, tornarão a empresa mais competitiva e lucrativa.
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