A revenda de peças se diferencia de outros empreendimentos comerciais por comercializarem produtos altamente específicos para equipamentos, maquinários e dispositivos. Ainda que seja possível oferecer diversidade de produtos, o controle de estoque deve ser monitorado, de forma que não faltem itens básicos.
Desse modo, é fundamental estabelecer um sistema, no qual gestores e vendedores tenham acesso aos materiais armazenados e que identifique quando uma peça está acabando. Saiba mais como implementar um controle assertivo no seu negócio, no artigo a seguir.
Qual a importância do controle de estoque na revenda?
Inicialmente é preciso esclarecer que o controle de estoques está diretamente ligado com a satisfação e fidelização de clientes. Ao comprar um produto que atendeu as expectativas e receber um bom atendimento, o consumidor provavelmente retornará ao local para adquirir mais itens ou repor um de uso contínuo.
Nesse caso, se o cliente não encontrar o produto que precisa, além de procurar em outra empresa, deixa de adquirir mais mercadorias, que configura a famosa ‘venda casada’. Do mesmo modo, uma revenda que não tem controle efetivo do estoque está correndo risco de ter prejuízos e perder oportunidades de vendas.
Vale lembrar que uma revenda de peças tem como principal objetivo atender as necessidades de manutenção e reparo de produtos de consumo com alta produtividade. Ainda assim, é preciso um equilíbrio na formação do estoque, de modo que o empreendimento não fique com itens parados.
Sendo assim, quando os gestores têm conhecimento preciso da área de armazenamento, terão condições de repor o que está em falta e avaliar quais mercadorias apresentam maior ou menor giro. Especialistas destacam quatro fatores que determinarão o controle dos estoques: especialização geográfica, estoques intermediários, equilíbrio entre suprimento e demanda e gerenciamento de incertezas.
Como o controle de estoque pode aumentar as vendas?
Em qualquer tipo de negócio é preciso existir uma comunicação efetiva entre a equipe de compras, vendas e almoxarifado. Pois, se um desses profissionais falhar na troca de informações, o resultado negativo será observado na linha de frente, ou seja, no momento em que uma venda é negociada.
Ao contrário do que se possa imaginar, esse é um problema recorrente e precisa de muita atenção no processo de gerenciamento. Do mesmo modo, ter mercadorias paradas e outras em falta, significa capital estagnado, perda de dinheiro e consumidores.
Com esse entendimento é preciso destacar alguns pontos que serão vantajosos para a revenda de peças que realizarem uma gestão eficiente do negócio. Confira:
– Uma gestão de produção monitorada apontará quais itens tem maior giro de estoque;
– Estoque equilibrado e sem falta ou excesso de mercadorias;
– Redução de perdas;
– Aumento nas vendas;
– Negociar prazos e preços com fornecedores;
– Fidelização dos clientes.
Agora que ficou claro a importância do controle de estoque em uma revenda de peças, queremos compartilhar dicas para aumentar a eficiência desse trabalho.
Dicas para otimizar o controle de estoques
Como foi possível observar, entender a importância do controle de estoques e as vantagens proporcionadas a uma revenda é essencial, para aumentar as vendas e fidelizar a clientela.
Vale destacar que estão disponíveis no mercado, diversas ferramentas digitais que auxiliam os gestores a realizarem o monitoramento dos itens armazenados. São sistemas de automação com resultados precisos em contagem, atualização de produtos, relatórios e acesso remoto por computadores e smartphones.
Com as funcionalidades tecnológicas, elencamos cinco dicas para que sua equipe possa melhorar a performance e controle dos estoques. Anote e coloque em uso:
1 – Organize o estoque da revenda: produtos devem ser armazenados, identificados e registrados, de acordo com a finalidade, marca e prazo de validade;
2 – Associação de produtos: nada mais é do que criar um espaço para acondicionar peças que complementem o pedido do consumidor. Em outras palavras, viabilize fácil acesso ao vendedor para que ele possa sugerir uma ‘venda casada’. Afinal, se os produtos estiverem próximos, maiores as chances de a equipe lembrar de oferecê-los;
3 – Responsável pelo estoque: por mais que você confie no desempenho e conhecimento de sua equipe sobre o negócio, uma revenda necessita de um colaborador que atue especificamente no estoque. Essa pessoa será responsável por registrar e autorizar entradas e saídas de mercadorias, atualizar e produzir inventários dos itens armazenados;
4 – Registro imediato: nunca deixe para anotar depois, a retirada de um item do estoque. Para evitar que isso aconteça, pode-se deixar uma planilha impressa no local ou disponibilizar um computador. Um dia com grande fluxo de clientes e vendas, pode ser motivo de dor de cabeça, quando for efetuada a contagem do estoque;
5 – Treinamento da equipe: uma equipe preparada precisa compreender a dinâmica do estoque por isso, é fundamental a realização de treinamentos. Os funcionários precisam entender a importância de seguir as recomendações de entrada, retirada e contagem de mercadorias.
Como foi possível acompanhar, o controle de estoques de uma revenda de peças precisa de uma equipe preparada e uma gestão assertiva, para assim conseguir bons resultados nas vendas e fidelização de clientes.
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